SERVIÇO DE DIVULGAÇÃO
Destaque literário de outubro, da Cultura Nordestina Letras & Artes

Alexandre José Ferreira dos Santos nasceu no Recife em 11.11.1954. Estudou no Colégio Marista, na UFPE-Recife e na UFC-Fortaleza. Mestre em Gestão Pública, é Engenheiro Civil e Especialista em Transportes Urbanos e Engenharia da Produção.

Cidadão do Município do Ipojuca, possui diversas medalhas, títulos, diplomas e certificados, concedidos pelo CPOR Recife, Cidade do Paulista, Clube de Engenharia de Pernambuco, Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), CREA-PE e Gabinete Português de Leitura. É também Comendador da Ordem do Mérito Capibaribe, da cidade do Recife, da medalha Graciliano Ramos, pela Câmara Municipal de Maceió, e Membro Honorável do Colégio de Engenharia da Venezuela.

Participou de Congressos em São Paulo, Recife, Florianópolis, Brasília, Salvador, Fortaleza, Olinda, Caracas, na Venezuela, e Genebra, na Suíça, e foi Professor de Matemática Financeira, Administração Financeira, Orçamentaria, de Bens Materiais e Patrimoniais, Economia, Economia Brasileira, Macroeconomia e Microeconomia, nas Faculdades Metropolitana, Osman Lins e de Ciências Humanas de Pernambuco.

Na área executiva, exerceu diversas funções no Detran-Brasília, Prefeituras do Recife e de Jaboatão, CODECIPE, Associação de Ensino Superior de Pernambuco, Federação das Cooperativas Mistas de Pernambuco. Foi Consultor, Coordenador de Programas, Chefe de Divisão e de Departamento, Gerente, Diretor de Operações, Secretário-Adjunto, Presidente de Comissões e Diretor Acadêmico.

Ao longo de sua vida, integrou várias instituições: Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Instituto de Estudos Políticos e Sociais da Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino, Sindicato dos Engenheiros e Clube de Engenharia de Pernambuco, Academia de Artes e Letras do Nordeste Brasileiro, Associações Brasileiras de Engenharia Civil e de Engenheiros Escritores, Conselho Consultivo da Revista Nova Águia, em Lisboa, Conselhos Editoriais do jornal O Judiciário, e da Revista Archipelago na cidade do México, Conselho de Desenvolvimento Urbano, Conselho Universitário da UFPE, Conselho de Consumidores da CELPE. e Conselho de Política Cultural da Cidade do Recife. Coordenou a Comissão do Mérito do CREA-PE, o Fórum de Literatura do Recife e foi Editor da Revista O Sol.

Publicou 19 livros nas áreas de administração, sociologia, finanças, historia e politica, e mais 6 romances, 1 novela, 1 livro de contos, 2 opúsculos, 1 livro de poesia e 1 relato de fatos jocosos, além de inúmeros prefácios, artigos e ensaios. Recebeu em 2006 o Prêmio Nacional Vânia Souto Carvalho, da Academia Pernambucana de Letras, por seu romance “O Moinho”.

Em seu currículo consta ainda que, aos 21 anos, foi Oficial do Exército R/2, no posto de 2º Tenente. Casado com Deinha, pai de um filho, tem como hábito, em seu processo criativo, escrever à noite. Encontra tempo para tudo, mas tem certas dificuldades com a burocracia e o telefone. É crítico, é cáustico, é álacre, é doce, amoroso, afetuoso, amigo e fiel.

Presidente da UBE desde 2010, o escritor Alexandre Santos é o personagem de hoje no Programa Destaque Literário, da Cultura Nordestina Letras e Artes, na cidade do Recife.

Edson Mendes (edsonmal@uol.com.br), 04.10.2018

Comentários Facebook