foto

Novoestilo Edições do Autor lança edital de inscrição de coletânea de memórias

Cartas a Monteiro Lobato

Em 2016 foi quando surgiu a ideia de se comemorar o aniversário do escritor Monteiro Lobato e Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, no Ponto de Cultura Nordestina, no Poço da Panela, no Recife – espaço atento ao que deve ser celebrado e perpetuado em nossa riqueza cultural e literária.

Utilizando a prerrogativa da literatura infantil, que pode recriar a realidade com um discurso imaginário e particularmente simbólico, uma carta endereçada à contadora de histórias Vera Nóbrega, escrita por Monteiro Lobato, circulou, na época, anunciando o I Abril de Monteiro Lobato – grande contação de histórias, encenada, tendo os personagens do Sítio do Pica-pau amarelo representados por uma turma que ficou conhecida como a Trupe da Cultura.

Atualmente, fazem parte da Trupe: Colly Holanda, como dona Benta; Bernadete Bruto – Narizinho; Taciana Valença – tia Nastácia; Adriano Cabral – a Cuca, Edimilson Lima – o Visconde de Sabugosa e Vera Nóbrega – Emília. A aceitação foi tão grande entre crianças e adultos, que estaremos realizando a quarta edição do programa no dia 27 de abril deste ano.

Apesar de as cartas terem perdido o encantamento e sido substituídas por e-mails e whatsApps, tudo numa velocidade incrível, resolvemos responder à carta recebida por Vera Nóbrega, em 2016, e contar o que está acontecendo por aqui ao querido Monteiro Lobato, falecido em 1948, precursor da literatura infantojuvenil no Brasil, e autor da obra Sítio do Pica-pau amarelo, que vem encantando crianças de várias gerações desde o século passado.

Uma carta aguarda sempre uma resposta, e várias cartas reunidas em uma coletânea de memórias, onde os leitores poderão dizer ao querido escritor o quanto ele foi importante em suas vidas, é a melhor resposta que qualquer autor gostaria de receber. Além disso, ao ser produzida, a carta também pode dizer muito a quem escreve.

Edital

Cartas a Monteiro Lobato – Coletânea de memórias
Realização: Novoestilo Edições do Autor

Tendo em vista a comemoração dos 137 anos de nascimento do escritor (1882 | Taubaté-SP) em 18 de abril deste ano, e do Dia Nacional do Livro Infantil, a Novoestilo Edições do Autor lança o edital de participação e inscrição de escritores e poetas na Coletânea de memórias Cartas a Monteiro Lobato, a ser lançada em outubro de 2019 durante as comemorações do Dia da Criança na Cultura Nordestina.

Além da participação na coletânea, os autores concorrerão a 3 prêmios: o 1º lugar receberá mais 10 exemplares da coletânea, além da sua cota em livros; o 2º lugar, 5 e o 3º lugar, 3, levando-se em consideração o número de comentários no www.blog.culturanordestina.com.br às cartas, por ocasião das publicações, que ocorrerão na medida em que o material for sendo entregue à editora. A contagem dos acessos será encerrada em outubro, em data a ser posteriormente divulgada.

Os textos (em prosa ou verso) deverão ser dirigidos ao escritor Monteiro Lobato falando da importância da obra do autor em sua vida, e enviados até 30 de abril para o e-mail: culturanordestinaletras@gmail.com

Especificações: 1) material a ser enviado – até 2 páginas tamanho A4 (210 X 297 mm) | entrelinhas simples | fonte Calibri 12; 2) livro a ser recebido – formato 16 X 23 cm, miolo em papel pólen 80 grs., capa em Supremo 250 grs., laminação fosca.

Valor da participação (até 30 de agosto/19): R$ 250,00 em espécie ou depósito bancário | no Visa, Master ou Hiper (+ taxas da maquineta). O valor é relativo à aquisição de 10 (dez) exemplares da coletânea Cartas a Monteiro Lobato.
Maiores informações: 81 3243-3927 | 9-93457572 (WhatsApp)

Solicite a sua ficha de inscrição pelo e-mail acima ou diretamente na editora.

Conheça a história da Cultura Nordestina

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *